sábado, 12 de fevereiro de 2011

Corrupção e Burocracia: Eternos Aliados

Em matéria de autoria do reporter Robson Braga e veiculada no portal do Jornal O POVO em 12 de fevereiro do ano em curso, lê-se o quão frágeis são as instituições púbicas, e quão perversa é a burocracia jurídica, são dezenas de processos sem solução em razão das dificuldades que a Justiça enfrenta para julgar e punir envolvidos.

Milhoes são os recursos públicos desviados, pondo a credibilidade de órgãos estatais em xeque e de outra sorte, beneficiando os criminosos, que soltos, usufruem do dinheiro que se apoderaram e ainda podem cometer novos desvios.

Note-se que são muitas as ações deflagradas pelos órgãos de controle, TCM,TCU,CGU e Ministério Público, no entanto, apesar de detectarem as fraudes e os desvios de conduta, não conseguem alcançar os culpados em razão dos entreves jurídicos que tornam a Justiça lerda, beneficiando aqueles que se engordam os bolsos com o dinheiro destinado ao Povo.

São muitos os processos que envolvem o dinheiro público e que se arrastam nos Forúm desse Brasil de meu Deus, e que não chegam a uma conclusão com a punição aos culpados, e com isso, alargando ainda mais o sentimento de impunidade que reina no coração dos corruptos, sejam os empresários, sejam os Políticos ou sejam os Servidores.

Na matéria entitulade de " Pouca Punição e R$ 630 Milhões no Bolo da Corrupçã, o Jornal O POVO traz 13 operações realizadas no Ceará pela Policia Federal e Ministério Público, nas quais constatou-se o desviu de R$630 milhões de reais, e que até o momento não levou nenhum dos culpados a cadeia. Das treze, somente dus jja foram julgadas em primeira instância e se encomtram em grau de Recurso, as demais, sequer tiverama primeira das muitas decisãoes judiciais necessárias ao encarceramento dos culpados.

Acarraú não é diferente, são muitas as denúncias, são muitos os governantes acusados, no entanto, jamais se viu a responsabilização de nenhum deles.

Doutra sorte, existe sempre um apenado, o POVO, o POVO pobre, que, primeiro, deixa de receber bens e serviços publicos em razão dos desvios, e depois, por necessidade, perpetua o ciclo vicioso ao vender seu voto, e com isso, mantém os corruptos no Poder, permanecendo ele, o POVO, o único a ser punido pela corrupção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário